Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

educação para o trânsito, esse é o caminho


  
Educação para trânsito, esse é o caminho.

            Se partirmos do princípio de que, quando queremos ser alguém na vida buscamos no estudo a fonte para nos tornarmos bons profissionais, devemos usar o mesmo princípio para nos tornarmos bons condutores de veículos. Às vezes eu fico me perguntando: “quando nos interessamos por algo, mesmo que seja algo fútil, costumamos buscar a todo custo às informações sobra aquilo em jornais, revistas, internet e etc., até conseguirmos aquela informação, não é verdade? Porque então, de modo geral, buscamos tão pouco conhecer sobre leis de trânsito, operação segura de um veículo e etc., que são coisas tão presentes em nosso dia-a-dia?”.
Amigos não se limitem somente às auto-escolas, quanto a sua formação como condutores, pois na verdade,  elas costumam ensinar de forma bem superficial sobre as leis de trânsito, acho que estão interessados mesmo no dinheiro do “aluno”, além de terem pouco compromisso com a segurança das pessoas e do trânsito, salvo algumas pequeníssimas exceções, é claro. Sei também que elas não têm tempo suficiente pra formar um bom condutor.
Procurem cursos em órgãos regulamentados como o SEST/SENAT, por exemplo, se não tiverem condições de pagar um curso de qualificação no trânsito, que por incrível que pareça no nosso País costuma ser bem caro, usem a internet onde você encontra muitas informações sobre Direção Preventiva e o melhor: de graça!
            Já passou da hora do nosso País começar a seguir o exemplo de outros países de 1º mundo e implantar, de forma pedagógica, a disciplina de educação para o trânsito já no ensino fundamental, para que nossas crianças cresçam com uma consciência mais cidadã e humana com relação ao Trânsito, porque elas também fazem parte dele e isso terá grande relevância na formação de futuros condutores. Tenho certeza que isso fará com que, quando chegarem a fase adulta, não se esqueçam dos princípios que aprenderam na infância.

“Da mesma forma que precisamos aprender a ler para
entender e transformar o mundo, precisamos criar um
processo de alfabetização no trânsito, para aprender a
ler nossa cidade, nossas ruas e estradas”.

No CTB (Código de Trânsito Brasileiro) no Capítulo VI que trata da educação para o trânsito no Art. 74 diz:
“A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
§ 1º É obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.
§ “2º Os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN”.
E no Art. 76. Diz: “A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”.
É uma pena que o nosso governo não consiga cumprir o que está na lei que ele mesmo criou, que é proporcionar conhecimento para nossas crianças e jovens desde o pré-escolar até a Universidade. Acredito que se essa lei fosse aplicada a realidade do nosso trânsito, a longo prazo, seria bem diferente. Saiba mais sobre o assunto pesquisando no CTB no Capítulo VI dos Arts. 74 a 79.
           Garotada vamos parar de compartilhar bobagens nas redes sociais como: FACEBOOK, Orkut, MSN e etc., (não que eu seja contra elas, de jeito nenhum, inclusive até faço parte de algumas delas, digo apenas que devemos aproveitar melhor o nosso tempo fazendo coisas que realmente nos façam crescer como cidadãos). Ou então usem essas mesmas redes sociais para divulgar esse assunto. Não tem jeito galera, numa sociedade precisamos de normas e regras para vivermos melhor, se não a convivência seria um caos, por isso foram criados os códigos: Civil, Penal, de Trânsito dentre outros. Confesso que esse assunto pode parecer um pouco careta para algumas pessoas, mas digo que não é. Nós só passamos a entender que segurança no trânsito não é caretice quando nos  envolvemos em um acidente, ou até mesmo parentes e amigos, aí percebemos que somos todos seres humanos e que se algum dos envolvidos em um acidente tivesse tomado uma atitude preventiva ele não teria ocorrido.
Pra você amigo que ainda é menor de idade e sonha tirar a carteira de habilitação fica o meu conselho: comece desde já a estudar sobre direção preventiva, código de trânsito e etc., pra você não se tornar, no futuro, mais um dos motoristas despreparados que já existem por aí rodando pelas ruas e avenidas de nosso país. Torne-se um motorista que faz a diferença no trânsito.
E você, que só dirige carros pequenos e pretende tornar-se um motorista rodoviário no futuro, busque mais ainda o conhecimento, afinal de contas o hábito se cria colocando em prática o que se estudou, e se você criar hábitos de fazer o que é certo na condução de seu veículo, com certeza você será um excelente profissional, consciente de suas responsabilidades, e será valorizado no mercado e às portas vão estar sempre abertas pra você, acredite.

Espero, com essa postagem alcançar o máximo possível de pessoas para chegarmos a uma reflexão sobre segurança no trânsito.
Um grande abraço a todos...

Waguinho GuitarBus

Motorista rodoviário

Nenhum comentário:

Postar um comentário